
Procurando culpados
A desclassificação da seleção brasileira foi culpa de quem?
Do Dunga, com sua convocação fraca? Da péssima escolha na formação dos convocados? Da falta de ousadia, depois de tomar o segundo gol? De fazer a seleção jogar contra tudo e todos?
Da falha do Júlio César no primeiro gol?
Do Lúcio, que não marca direito e mostrou isso no jogo contra a Holanda?
Ou é tudo culpa do controverso e combatido, Felipe Melo?
Uma derrota pode acontecer por vários motivos, e na derrota vemos os erros de todos. E na vitória esquecemos todas as falhas, de quem quer que seja.
Não venho tripudiar ou escolher vilões. Se ler todos os comentários constataram que eu não acreditava nesta seleção. Achava e acho que o esquema de jogo era muito reto. Sem soluções para momentos críticos.
As certezas foram as que falharam. As incertezas surpreenderam.
Julio César: foi espetacular, falhou em dois dos três gols tomados nesta Copa. Seria o cansaço? um dos poucos que tem crédito.
Maicon: é bom na defesa e tem um bom apoio. Mas, some em alguns momentos.
Lúcio: ótimo zagueiro quis enfeitar na Copa e deixou a zaga desprotegida. Duvida? Veja os gols tomados do Brasil e veja quem falhou ou não fechou direito. O capitão sempre foi o protagonista destes lances.
Juan: o melhor zagueiro do Brasil jogou por ele e pelo companheiro. Foi único regular e exemplar.
M. Bastos: Jogou o que pode e quando pode. Não é lateral há tempos. Sua convocação foi erro de outro.
Felipe Melo: nunca foi um primor, sei disso por ter visito o começo da sua carreira. Melhorou nos passes e piorou nas pegadas. Mistura raça com violência. Não merece jogar na seleção e na Juventus.
Gilberto Silva: fez uma Copa de veterano.Fez o que se esperava. Suprendente calou a boca da mídia.
Daniel Alves: o melhor lateral direito do mundo na seleção canarinho é reserva ou era. Jogou no meio e foi medíocre. Não era a dele.
Kaká: sobrou disposição e faltou futebol. E mesmo assim foi o melhor do ataque brasileiro. O que mostra a péssima atuação do nosso melhor setor.
Robinho: dois bonitos gols, com 80% de participação alheia, e nada. A desculpa pedalada no meio de campo e na lateral. E nervoso contra a Holanda. Improdutivo e medíocre como a maioria, a diferença é que se esperava que ele fosse o “diferencial”. Perdão pelo trocadilho.
Luis Fabiano: o banco na Copa seria o máximo que merecia. É bom jogador, mas, o Brasil (que teve no ataque Casagrande, Romário e Ronaldo) merecia mais, muito mais. E a fabula são paulina não é nada disso.
Os outros coitados nada puderam fazer.
E Dunga errou em não levar um meio de campo técnico e inteligente. Um atacante nota oito pelo menos, como Adriano e Fred.
Errou por ser coerente e fiel. Foi amigo na hora errada.
Faltou experiência no segundo tempo. Faltou comando dentro de campo. Faltou paciência. Faltou malandragem.
A Holanda soube jogar na falta de cabeça dos brasileiros e por isso se classificou.
Eu espero a final entre holandeses e argentinos. Minhas convicções são apenas pela consagração da história do futebol holandês e afirmação do craque argentino, Messi. É coisa de coração e razão. Para mim é acima do patriotismo falso de Copa, que a muitos atinge em quatro em quatro anos.
O Brasil sairia, eu esperava e sabia. E Saiu de cabeça erguida, diferente de 2006. Jogou o que podia, era uma seleção média e foi longe demais para tal.
Com todos os culpados e inocentes, pois assim se faz o futebol. Vencem todos juntos e companheiros; perdem todos iguais e separados.