
A vitória de Espanha sobre a Holanda não apenas a fez campeã mundial. Foi à consagração do passe. Não espere do time formado por Iniesta, Xavi, Xabi Alonso, Fábregas, Piquet, Busquets dribles ou lençóis. A Espanha foi feita para tocar a bola.
E tocando a bola se sagrou a oitava campeã mundial. Iniesta teve duas chances antes de fazer o gol que o fez herói. Muitos reclamariam, mas Del Bosque sabe que não pode fazer isso.
Muitos reclamam que a Espanha foi campeã com o menor número de gols marcados. Não é culpa dos passes (ou toques, como quiser chamar) e sim dos problemas físicos do homem gol do time. Se Torres estivesse em forma com certeza os placares seriam mais elásticos.
A vitória da Espanha foi à vitória do Barcelona. A base do time, tanto na forma de jogar quanto seus jogadores, são do time catalão. E o Barça é time mais vitorioso nos últimos três anos. Sei que dirás que perdeu a Champions para há Internazionale este ano. E que a Espanha venceu a Holanda na prorrogação. Mas, convenhamos que isso sejas futebol. E neste esporte irregular o melhor nem sempre vence. O que aconteceu ao Barcelona poderia ter acontecido à Espanha. Pelo bem do futebol não ocorreu.
O Barcelona é o melhor time do mundo na atualidade e a Espanha a melhor seleção e tudo graças ao passe. A diferença entre os dois são o goleiro. Casillas é muito melhor do que Valdez e no ataque. Torres deveria fazer o que Ibrahimovic e Eto’o faziam no Barça. Além de Messi é claro. Por que no Barça Messi e o atacante sabem que são eles que devem marcar os gols. Na Espanha Torres teria esse papel muito mais do que Villa, o artilheiro da seleção e da Copa.
A Copa é um evento muito grande e por isso esperemos que a forma catalã de jogar, que foi a forma espanhola nesta Copa, seja deveras imitada. Pelo bem do futebol. Tudo por que um time que toca bem a bola e tenta o gol sempre é um espetáculo tão bonito quanto um drible na lateral de campo.
Salve o jogo bonito do século XXI, salve o passe.
Forma errada
A Holanda era um time pragmático e menos vistoso que outrora. Concordo. Mas a forma como jogou a final foi ainda pior. O jogo truculento e faltoso foi uma covardia. Se tivesse enfrentado a Espanha tentando fazer o que sabe poderia ter vencido. Tudo dependia apenas de Defender como fizeram até ali. De Jong e Van Bommel ter jogado firme mais com respeito ao adversário como antes. E não a brutalidade que fizeram, em especial De Jong. Que foi um cavalo. O juiz foi covarde em não expulsá-lo no lance que afundou o pé no peito de Xabi.
Para você faltou sorte ou competência a Robben na frente de Casillas? O goleirão foi bem mais era para ter marcado, não? Pelo menos um craque marcaria, não acha?
Foi uma partida para se esquecer na história tão linda do futebol holandês.