segunda-feira, 26 de julho de 2010

Próximas Copas e próxima seleção



Semanas turbulentas e corrida. Perdoem-me, mas, volto a falar de Copa. É que apenas queria deixar minhas sugestões para as futuras sedes de Copas.

Segue meus países e ano:

Brasil-2014
Inglaterra-2018
Austrália-2022
Rússia-2026
China-2030
Holanda/Bélgica ou Emirados Árabes Unidos-2034
EUA-2038
Espanha-2042
Argentina-2046
Turquia-2050

Segue um rodízio e países que poderão fazer a Copa sem problemas, desde que sejam marcadas antes. Pode-se fazer Copa na África, por que não na Austrália!!! E China pelo poder econômico, Argentina para voltar para a America do Sul e EUA para a consagração final do soccer. Nas Arábias pelo poder da grana e ostentação. Holanda junto com Bélgica pela história futebolística. Da Holanda, é claro. Mas, país pequeno divide para ficar legal.

E minha seleção hoje seria:

Goleiro: Julio César reservas= Fábio, Vitor

Lateral direito: Daniel Alves reserva= Maicon

Zagueiros: Thiago Silva e Luisão reservas: Miranda e André Silva

Lateral esquerdo: Marcelo reserva: Adriano da Silva

Volantes: Ramires reserva: Willians

Meias: Kaká e Ganso reservas: Felipe Coutinho e Sandro (este seria para reforçar a defesa se necessário)

Atacante lado direito: Robinho reserva: Neymar

Atacante lado esquerdo: Pato reserva: Tayson

Centroavante: Nilmar reserva: Fred

O time jogaria no 4-3-3 e se necessário 4-2-1-3.
Jogando para frente sempre e com jogadores leves e dribladores.


ps: perdão pela trilogia da consagração, foi sem querer.

terça-feira, 13 de julho de 2010

A CONSAGRAÇÃO DO PASSE



A vitória de Espanha sobre a Holanda não apenas a fez campeã mundial. Foi à consagração do passe. Não espere do time formado por Iniesta, Xavi, Xabi Alonso, Fábregas, Piquet, Busquets dribles ou lençóis. A Espanha foi feita para tocar a bola.
E tocando a bola se sagrou a oitava campeã mundial. Iniesta teve duas chances antes de fazer o gol que o fez herói. Muitos reclamariam, mas Del Bosque sabe que não pode fazer isso.

Muitos reclamam que a Espanha foi campeã com o menor número de gols marcados. Não é culpa dos passes (ou toques, como quiser chamar) e sim dos problemas físicos do homem gol do time. Se Torres estivesse em forma com certeza os placares seriam mais elásticos.

A vitória da Espanha foi à vitória do Barcelona. A base do time, tanto na forma de jogar quanto seus jogadores, são do time catalão. E o Barça é time mais vitorioso nos últimos três anos. Sei que dirás que perdeu a Champions para há Internazionale este ano. E que a Espanha venceu a Holanda na prorrogação. Mas, convenhamos que isso sejas futebol. E neste esporte irregular o melhor nem sempre vence. O que aconteceu ao Barcelona poderia ter acontecido à Espanha. Pelo bem do futebol não ocorreu.
O Barcelona é o melhor time do mundo na atualidade e a Espanha a melhor seleção e tudo graças ao passe. A diferença entre os dois são o goleiro. Casillas é muito melhor do que Valdez e no ataque. Torres deveria fazer o que Ibrahimovic e Eto’o faziam no Barça. Além de Messi é claro. Por que no Barça Messi e o atacante sabem que são eles que devem marcar os gols. Na Espanha Torres teria esse papel muito mais do que Villa, o artilheiro da seleção e da Copa.

A Copa é um evento muito grande e por isso esperemos que a forma catalã de jogar, que foi a forma espanhola nesta Copa, seja deveras imitada. Pelo bem do futebol. Tudo por que um time que toca bem a bola e tenta o gol sempre é um espetáculo tão bonito quanto um drible na lateral de campo.
Salve o jogo bonito do século XXI, salve o passe.

Forma errada

A Holanda era um time pragmático e menos vistoso que outrora. Concordo. Mas a forma como jogou a final foi ainda pior. O jogo truculento e faltoso foi uma covardia. Se tivesse enfrentado a Espanha tentando fazer o que sabe poderia ter vencido. Tudo dependia apenas de Defender como fizeram até ali. De Jong e Van Bommel ter jogado firme mais com respeito ao adversário como antes. E não a brutalidade que fizeram, em especial De Jong. Que foi um cavalo. O juiz foi covarde em não expulsá-lo no lance que afundou o pé no peito de Xabi.

Para você faltou sorte ou competência a Robben na frente de Casillas? O goleirão foi bem mais era para ter marcado, não? Pelo menos um craque marcaria, não acha?
Foi uma partida para se esquecer na história tão linda do futebol holandês.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A consagração do futebol-arte



O golaço de Puyol foi à consagração do futebol-arte. A Espanha pode perder mais não foge de sua característica. A posse de bola e o zelo pelo futebol bonito acima de tudo. Não poderia ser diferente com Xavi, Iniesta, Xabi Alonso, Villa e Piqué no time, não poderia se esperar nada ao contrário.

Nada de chutão, ligação direta goleiro ataque. Tudo começa e termina no toque de bola. Se o adversário joga fechado, e muitos jogam assim contra a Espanha, o time roda a bola até achar um espaço. E não há vergonha de voltar tudo e recomeçar com Casillas.

O Barcelona joga assim há dois anos e venceu 80% dos campeonatos que disputou. Mas, isso não mudou a mentalidade dos técnicos pelo mundo. Como foi visto na Copa a defesa é a prioridade.

E somente a vitória da Espanha poderá fazer o futebol-arte voltar a ser o esquema preferido dos técnicos e times no mundo. Se a Espanha vencer é a única chance combater a mentalidade reforçada com a conquista italiana na última Copa.
Que o toque de bola, as jogadas bonitas, os dribles e a vontade de vencer prevaleçam. E times como a Alemanha que jogou com medo de perder não virem mais parâmetros.

O time de Joachim Löw quando jogou para frente tentando vencer foi espetacular. Mas, teve medo de perder e se fechou em demasia. Anulou Villa e teve sorte de Pedro não estar atento ao jogo e aos companheiros. Tomou um gol de cabeça do baixinho Puyol. Pois o castigo vem a galope.

A conquista espanhola consagrará também seu campeonato. Visto pelo mundo e disputado pelo maravilhoso Barcelona e o grande Real Madri. Dois dos melhores times do mundo a décadas. O campeonato dos jogos bonitos. Além de por na história o melhor selecionado que a Espanha já teve. Olé...

A consagração laranja


A seleção holandesa de 2010 não é um carrossel, como em 1974-78. Mas, o time de Sneijder e Robben já igualou o famoso time de Cruyff. Ao vencer o Uruguai de Forlán por 3 a 2 no mínimo serão vice-campeões, como em 74 e 78.

A diferença está na mentalidade do time. Do futebol-arte para o futebol-resultado. Têm craques que não são um Cruyff ou Van Basten, nem Kluyvert ou Bergkamp. Mas, os já citados Sneijder e Robben junto com bons jogadores, como: Kuyt, Elia, Van Pierse e Van Bronckhorst (que abriu o caminho para a final com um golaço).E a filosofia do técnico Bert Van Marwijk, pode fazer esta Holanda entrar para a história como um futebol vencedor e não apenas bonito.

A Holanda começa os jogos apertando até conseguir o gol. Depois se fecha e parte para contra-ataques. Resultando em jogos de placares apertados e sufoco no final.
A defesa é lenta por causa da idade, mas, tudo é compensado pela qualidade dos meias. Kuyt corre o tempo todo e aparece em todos os lados do campo. Robben sabe jogar como o jogo pede. Contra o Brasil tentou cavar faltas e expulsões, conseguiu os dois. E Sneijder é o craque do time. Acelera e cadencia o jogo quando é preciso, é mortal nas bolas paradas e não foge da responsabilidade.

Mesmo bem marcado precisa de apenas duas chances para matar o jogo em favor da Laranja Mecânica. E a experiência de Van Bommel e Bronckhorst é essencial nas horas de sufoco.

Agora o time que está invicto desde as eliminatórias precisa apenas de mais uma vitória para consertar a história, que foi maldosa com os carrosséis,de 1974/78 e ótimo time de 1998. E Marwijk, Robben e Sneijder prometem fazer isso no domingo.

O fim do sonho africano e o craque espanhol


Asamoh Gyan é o nome do craque de Gana. Ele teve a chance de fazer história na África colocando seu País nas semifinais. Seria o primeiro País africano a fazer tal feito.

E o pênalti no último segundo da prorrogação faria a justiça. Gana jogou melhor e o sufoco final foi compensado pela defesa de Suarez, que é atacante e não goleiro.
Gyan assumiu a responsabilidade de artilheiro e ídolo, bateu e perdeu o pênalti. O jogo foi decidido nos pênaltis e Gyan com coragem e personalidade bateu o primeiro pênalti. E converteu.

Isso não impediu que Gana fosse eliminada, a raça e a loucura de Abreu fizeram o Uruguai voltar a uma semifinal depois de 60 anos.
Nisso tudo se aprende que futebol é incrível por causa de seus pormenores. Suarez saiu como herói, assim com Loco Abreu. Tudo por que deu certo no final. E Gyan a você apenas um recado:

_ parabéns, apenas craques tentam definir o jogo. Apenas craques não amarelam. Apenas craques podem fazer a história mudar em dois lances. Parabéns pela coragem, personalidade e por ter feito Gana chegar tão longe. E você não é o único jogador principal do time a perder um pênalti decisivo, e nem será o ultimo. Ainda assim parabéns.

Villa, o toureiro

A Espanha chegou com estatos de favorita, pelo futebol que joga e por causa do título da Euro-08. E Fernando Torres era o referencial, o artilheiro. Era.
Pois, nesta Copa David Villa tem levado a Espanha a frente com seus gols e sua determinação. Artilheiro do mundial e principal candidato a craque da Copa, Villa que comemora como um toureiro fez mais uma vítima, o Paraguai.

O gol no fim foi por talento e esforço do time que joga bonito e ganha apertado. E agora é a Alemanha, o time sensação. E este foi o fim da sonhada mini-Copa América. Restou a mini-Euro tendo o Uruguai de convidado.

Vejamos quem passa...que venham as semifinais...

Avante Holanda, avante Espanha.

sábado, 3 de julho de 2010

A VITÓRIA DA EFICIÊNCIA ALEMÃ


A Alemanha venceu a Argentina por quatro a zero. Sempre candidata ao título pela força da sua história, a seleção alemã mostra nesta Copa a habitual eficiência com uma habilidade jamais vista.
O gol aos dois minutos foi essencial para que o time de Joachim Löw fizesse o jogo como queria. Com o maestro Schweinsteiger comandando o meio de campo tudo saiu tranqüilo para a Alemanha. Ainda mais com um jogo perfeito da zaga, graças a Friedrich e Metersacker.
A Argentina não teve meio de campo, Dí Maria e Maxi Rodrigues abriam demais. Messi marcado sempre por dois adversário ficou inoperante. Híguain isolado.
A zaga portenha é uma peneira. E sem Samuel tudo piorou. Demichelis e Burdisso não marcam bem. E Otamendi é muito fraco. Este deve ser o Filipe Melo deles. Errou no primeiro gol, fazendo a falta e não marcando Müller, e no terceiro.
Maradona errou. Faltou Verón o meio para ajudar Messi fazer a bola chegar ao ataque. Pibe errou também em deixar Schweinsteiger livre. O volante alemão marcou e armou o jogo. Faltou um Schweinsteiger na Argentina. A tentativa de imitar o esquema do Barcelona falhou por que Dí Maria e Maxi não jogam como Iniesta e Xavi. E faltaram laterais apoiando, como o no Barça, para abrir o jogo.
Os hermanos jogaram com a cabeça erguida. Falharam em dar os contra-ataques que Schweinsteiger e companhia queriam. E isso foi fatal e Klose não perdoou dois gols, para se tornar o maior artilheiro alemão na história das Copas.
A Argentina de Messi e Maradona vai para casa. Eliminada pela seleção sensação da Copa. A Alemanha trouxe ao mundial um futebol compacto, habilidoso e veloz. E hoje se consolidou como o principal candidato ao título.
Que se cuide Espanha, Uruguai, Holanda ou Paraguai, pois, a tradicional e eficiente Alemanha está imbatível. Com marcação precisa, saída de bola precisa e contra-ataque fulminante, além do matador Klose na busca de ser o maior artilheiro das Copas.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

JOGO 5: BRASIL X HOLANDA


Procurando culpados

A desclassificação da seleção brasileira foi culpa de quem?
Do Dunga, com sua convocação fraca? Da péssima escolha na formação dos convocados? Da falta de ousadia, depois de tomar o segundo gol? De fazer a seleção jogar contra tudo e todos?
Da falha do Júlio César no primeiro gol?
Do Lúcio, que não marca direito e mostrou isso no jogo contra a Holanda?
Ou é tudo culpa do controverso e combatido, Felipe Melo?
Uma derrota pode acontecer por vários motivos, e na derrota vemos os erros de todos. E na vitória esquecemos todas as falhas, de quem quer que seja.
Não venho tripudiar ou escolher vilões. Se ler todos os comentários constataram que eu não acreditava nesta seleção. Achava e acho que o esquema de jogo era muito reto. Sem soluções para momentos críticos.
As certezas foram as que falharam. As incertezas surpreenderam.
Julio César: foi espetacular, falhou em dois dos três gols tomados nesta Copa. Seria o cansaço? um dos poucos que tem crédito.
Maicon: é bom na defesa e tem um bom apoio. Mas, some em alguns momentos.
Lúcio: ótimo zagueiro quis enfeitar na Copa e deixou a zaga desprotegida. Duvida? Veja os gols tomados do Brasil e veja quem falhou ou não fechou direito. O capitão sempre foi o protagonista destes lances.
Juan: o melhor zagueiro do Brasil jogou por ele e pelo companheiro. Foi único regular e exemplar.
M. Bastos: Jogou o que pode e quando pode. Não é lateral há tempos. Sua convocação foi erro de outro.
Felipe Melo: nunca foi um primor, sei disso por ter visito o começo da sua carreira. Melhorou nos passes e piorou nas pegadas. Mistura raça com violência. Não merece jogar na seleção e na Juventus.
Gilberto Silva: fez uma Copa de veterano.Fez o que se esperava. Suprendente calou a boca da mídia.
Daniel Alves: o melhor lateral direito do mundo na seleção canarinho é reserva ou era. Jogou no meio e foi medíocre. Não era a dele.
Kaká: sobrou disposição e faltou futebol. E mesmo assim foi o melhor do ataque brasileiro. O que mostra a péssima atuação do nosso melhor setor.
Robinho: dois bonitos gols, com 80% de participação alheia, e nada. A desculpa pedalada no meio de campo e na lateral. E nervoso contra a Holanda. Improdutivo e medíocre como a maioria, a diferença é que se esperava que ele fosse o “diferencial”. Perdão pelo trocadilho.
Luis Fabiano: o banco na Copa seria o máximo que merecia. É bom jogador, mas, o Brasil (que teve no ataque Casagrande, Romário e Ronaldo) merecia mais, muito mais. E a fabula são paulina não é nada disso.
Os outros coitados nada puderam fazer.
E Dunga errou em não levar um meio de campo técnico e inteligente. Um atacante nota oito pelo menos, como Adriano e Fred.
Errou por ser coerente e fiel. Foi amigo na hora errada.
Faltou experiência no segundo tempo. Faltou comando dentro de campo. Faltou paciência. Faltou malandragem.
A Holanda soube jogar na falta de cabeça dos brasileiros e por isso se classificou.
Eu espero a final entre holandeses e argentinos. Minhas convicções são apenas pela consagração da história do futebol holandês e afirmação do craque argentino, Messi. É coisa de coração e razão. Para mim é acima do patriotismo falso de Copa, que a muitos atinge em quatro em quatro anos.
O Brasil sairia, eu esperava e sabia. E Saiu de cabeça erguida, diferente de 2006. Jogou o que podia, era uma seleção média e foi longe demais para tal.
Com todos os culpados e inocentes, pois assim se faz o futebol. Vencem todos juntos e companheiros; perdem todos iguais e separados.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Fúria (?) x cavalo paraguaio (?)

O Paraguai é o pior time da América do Sul, e mesmo assim passou para as quartas de final. A sorte foi ter caído em uma chave e grupo que o favoreceu e a Itália que não jogou nada, abriu o caminho para o feito inédito.
O jogo contra o Japão foi feio e vencido injustamente nos pênaltis. Os japoneses jogaram melhor na prorrogação. Até por que, antes disso ninguém arriscou algo por medo de perder.
Foi o pior jogo das oitavas. E ainda assim foi melhor do que os jogos da França e os dois primeiros da Azzura.
A Espanha bateu a fraca seleção portuguesa por um à zero. Torres abriu demais o jogo pela direita e Xavi, Iniesta e Xabi Alonso não tiveram muito espaço pelo meio em frente à área de Portugal. Sérgio Ramos deixou uma avenida pelo lado direito, que Coentrão usou para cruzar na área da Fúria. Foi onde nasceram as melhores chances de Portugal.
O toque de bola demorou mais achou espaço para o gol de Villa, o craque da Espanha na Copa. Dois chutes para poder comemorar, depois de receber um toque incrível de Xavi.
Portugal foi o que se esperava, pelo menos, o que eu esperava. Se fechou e jogou como qualquer time pequeno. E Cristiano Ronaldo deixou claro para o mundo o que é, um bom jogador e ponto final. Fora isso são (muito) marketing e caretas, apenas.
O caminho para a semifinal é fácil para Espanha. A classificação depende dela apenas querer e para isso jogar sem medo de errar. Perder só por um acaso.

A Espanha tem fúria para ganhar a Copa? isso veremos nos próximos jogos. o Paraguai é um cavalo perdido fora do estábulo, apenas.

Jogo 4: Brasil x Chile

A infelicidade de Bielsa

Eu considero Bielsa um dos melhores técnicos do mundo. Gosto do seu jeito de por o time para jogar, sempre para frente e privilegiando a técnica. Infelizmente isso nem sempre dá certo. Não deu com a Argentina em 2002, que tinha um ótimo time, nem agora com o Chile, e sua melhor seleção em Copas.
E Bielsa deve estar pensando na sua falta de sorte contra o Brasil. Tudo dá errado para “El Louco” contra os canarinhos. Foi assim na Copa América em 2004, nas eliminatórias e nesta Copa.
O azar foi:
1°) o Brasil jogou sua melhor partida. Com Kaká quase em seu primor, Ramirez e Daniel Alves melhorando o meio de campo. Além, das habituais excelentes partidas da zaga brasileira.
2°) a falta de dois zagueiros e um volante, que o obrigou a colocar reservas que não são do mesmo nível.
3°) o próprio Bielsa errou ao não conter o ímpeto de seu time de atacar.

Todo isso culminou para mais uma goleada brasileira sobre os chilenos. Mas, volta com a cabeça erguida por ter feito uma Copa acima das expectativas.

Dunga passa seu time para as quartas e não poderá contar com Ramirez, suspenso. E o meio de campo poderá voltar a ser pragmático e lento com Kleberson, Gilberto ou Josué. O quem não importa. E isso contra a Holanda...
As ressalvas no Brasil são: Júlio Cesar continua em ótima fase. Gilberto Silva é uma parede invisível, joga para o time sem aparecer muito. Juan é um dos melhores zagueiros do mundo, forte e técnico, joga como poucos. Seu problema é falar pouco, como G. Silva, joga para o time não compromete jamais e faz seu parceiro jogar.
Nesta que entra Lúcio, o capitão é raçudo e bom zagueiro. Apenas esquece-se disso, às vezes. Quer sair para jogar e se tornar um Carlos Alberto Torres. Doce ilusão, só joga o que joga por ter um parceiro de zaga melhor do que ele. Na Inter, tem Samuel fixo e regular. Na seleção, tem Juan, e este dá a confiança para que Lúcio saia da zaga para fazer o que não sabe.
Pena que o mundo é injusto e todos falam mais de Lúcio do que de Juan.

A laranja dos resultados


A Holanda venceu por dois a um a Eslováquia devido aos seus craques, como sempre, e ao seu novo forma de jogar. Jogando bem e representando o bom futebol costumeiro da sua escola, a laranja mecânica agora vem com um novo pensamento. Vencer acima de tudo.
É pensando deste jeito que Robben e Sneijder levam a Holanda para enfrentar o Brasil. E para isso conta com o ótimo goleiro Stekelenburg, a experiência de Hintinga e Von Bronckhorst. A contenção com os bons De Jong e Van Bommel e no ataque Elia, Van Persie e Van de Vart para ajudar Robben e Sneijder a brilharem.
Se puderem eles jogaram bonito, por que sabem e gostam. Se não der, o importante é fazer história e isso se faz vencendo.

Habilidade alemã x sentimento argentino


Sim Tevez estava impedido no primeiro gol contra o México e sim se o juiz tivesse validado o gol de Ballack, teríamos outro jogo no segundo tempo. No caso do gol argentino, apesar de ter sido o primeiro gol do jogo, não acredito que o resultado seria diferente.
A Argentina ainda tentava se achar no jogo, e com certeza o faria. E o segundo gol chegou graças ao despreparo temperamental dos mexicanos. Aí foi fácil. O placar de 3 a 1 apenas não foi maior por que Javier Aguirre fechou o time para evitar uma goleada e quem sabe tentar o empate.
O jogo foi Tevez, pois Messi foi parado por três marcadores e muitas faltas duras. A zaga ficou mais forte com Otamendi na direita e Maxi Rodríguez no lugar de Verón. O problema é a centralização da zaga. Os lados ficam livres para os laterais adversários atacarem, sorte que o México não aproveitou.
Já no caso da Alemanha tudo poderia ser diferente. O gol de Lampard foi no único momento bom da Inglaterra no jogo. A Alemanha vencia por dois a um, uma ligação direta do goleiro para Klose no primeiro e um contra-ataque ataque no segundo. A reação inglesa veio e Gerrard cruzou para Upson diminuir. Um minuto depois um chute de fora da área e golaço de Lampard, abola bate no travessão e sai. Neur esperto rapidamente sai jogando, como se nada tivesse acontecido. O juiz não valida a bola que passou meio metro da linha.
Foi o banho de água fria no time de Capello, no segundo tempo mais dois contra-ataques rápidos e estava feita a goleada histórica. O time de Joachim Löw é a melhor Alemanha desde 90. E é muito mais técnico veloz e jovem. Isso graças à contusão de Ballack.
Nas quartas de final os tricampeões do mundo enfrentaram o time de Maradona. A Argentina do meio para frente é um time incrível, ainda mais se contar com Verón, além de ter Messi. O fator de desequilíbrio que não pode ser ignorado. A Alemanha tem um time mais coeso, um bom goleiro e uma zaga que passa mais confiança. O meio de campo é rápido, mas, não marca muito. Isso pode dar a liberdade que Dí Maria, Verón, Tevez precisam para ajudar Messi na articulação das jogadas ofensivas. No ataque Klose é matador e Copa do Mundo é seu torneio predileto. Só que Higuaín e Milito tem mais habilidade, o que dá ponto para a Argentina.
Será um grande jogo e com certeza daí sairá um dos finalistas desta Copa. Pode marcar.

A mística celeste x os tambores africanos


Uruguai e Gana foram um dos jogos das quartas de final. Os dois se classificaram vencendo seus jogos por 2 a 1, contra Coreia do Sul e EUA, respectivamente. A diferença fica que, a celeste venceu nos 90 minutos e os ganenses garantiram um africano com um gol na prorrogação.

Os dois jogos começaram quente devido a gols antes dos dez minutos. Os adversários se superaram, já que os coreanos e americanos começaram mal. Mas, conseguiram melhorar e empatar. E no fim não conseguiram segurar no caso da Coreia a tradição da celeste bi-campeã, e no caso dos EUA à força dos tambores africanos.

E agora veremos qual é a maior força: a tradição ou os tambores. Gana joga para ser o melhor africano na história. E o Uruguai tenta voltar a ser a seleção que foi nos primeiros mundiais.

É a força sul-americana contra o continente africano. Gana tem Gyan, Asamoah e Boateng, além do bom goleiro Kingson. Os uruguaios se garantem em Forlán e Suárez. O time africano é técnico e veloz. O Uruguai um time mais coeso, com o goleiro Muslera em ótima fase e um técnico mais experiente.

Mas, o psicológico é o fator que será determinante. Quem tiver a melhor cabeça será o classificado. As oitavas começaram com dois grandes jogos, mesmo sendo de zebras, e as quartas prometem em todos os jogos. A Copa pegou fogo e vai ser emocionante até a final, não importa quem que chegue lá.

sábado, 26 de junho de 2010

3º jogo: Brasil x Portugal


o medíocre futebol de milhagens

o Zero a zero com os portugas era esperado e natural. Mas serviu para deixar Dunga nervoso consigo. O péssimo futebol de J.Batista, Daniel Alves (jogando no meio) e o nervosismo de Felipe Mello mostrou ao capitão do tetra, que alguns jogadores não servem nem para reserva. E as milhagens que os levaram não deveria servir de nada.

Estas milhagens levaram estes jogadores citados acima e Doni a Copa. Deixaram Ronaldinho Gaúcho de fora, por exemplo. Sem Robinho e Kaká o time é pragmático e sem força ofensiva. Para os adversários isso foi o caminho para Eldorado de como vencer o temido Brasil. E El Louco Bielsa deve ver isso. Parar o menino-pedala e o bom moço será seu plano nas oitavas com certeza.

Os portugueses tem um time experiente e... e... Cristiano Ronaldo, que não é decisivo. É um jogador que todos se preocupam sem necessidade. O Tiago joga mais do que ele. Já os brasileiros naturalizados mostraram ao técnico português que não são de nada. Isso já se sabia, apenas idiotas podem querer refugo dos outros. Se não servem para reserva no Brasil vai servir para ser titular em Portugal? Ou Portugal é tão ruim que precise de refugos ou o Brasil é huber-superior que pode fazer esse tipo de “bondade”.

Nossa seleção é um bando de medíocres, isso é claro, veja: quem contou no ataque com Tostão, Casagrande, Romario, Ronaldo ter L. Fabiano é de chorar. Depois de Júnior, Roberto Carlos Ter Michel Bastos...ai meu Deus. E Kaká é um excelente jogador mais não é um Rivaldo ou Zico. Em 94 o time não era lá essas coisas, mas, Romario era um diferencial, O craque. Coisa que nem Robinho nem Kaká é.

Costa do Marfim foi valente venceu a C. do Norte por 3 a 0, mais faltou Ter vencido Portugal e não Ter tentado vencer o Brasil. Mas Eriksson deu uma cara boa a um time esfacelado.

Os dois caminhos:


Dizem que o Brasil pegou a chave fácil e Argentina a difícil, eu discordo. Chile é tão difícil quanto México. Holanda é superior a Inglaterra e Alemanha. Só na semifinal que o time de Maradona teria mais dificuldades, contra Espanha ou Portugal. Já que o Brasil pode pegar EUA ou Uruguai.

Lógico isso tudo conjeturando que passam os favoritos, exceto em Inglaterra-Alemanha e Portugal-Espanha pela rivalidade. Na Copa das zebras. Oxalá, que os deuses do futebol nos livres de uma semifinal Eslováquia x Coreia do sul e México x Japão. Respeito se passarem, mas, tomara que não.

O palpiteiro:

Uruguai 2 x 1 C. do Sul
EUA 2 x 1 Gana
Holanda 3 x 0 Eslováquia
Brasil 3 x 2 Chile

Argentina 3 x 1 México
Alemanha 1 x 1 Inglaterra _nos pelnaltis 2 x 3
Paraguai 1 x 2 Japão
Espanha 3 x 1 Portugal

À MODA ZICO


O Japão se classificou para as oitavas jogando bem e com autoridade. Os dois golaços de falta foram com sabor de Zico no Mengão. Honda pintou e bordou contra os zagueiros dinamarqueses. O Japão mostrou que vem evoluindo e sabe jogar contra seus adversários. Para frente e de igual para igual contra Dinamarca e Camarões, duas vitórias incontestáveis, e fechado contra a Holanda, perderam de pouco. Que venha o Paraguai e que s cuidem, os samurais estão prontos para fazer história.

A Holanda venceu para se qualificar ao título da Copa. Junto com a Argentina venceu os três jogos e tomou apenas um gol. Sempre no jogo mais fácil. São as maiores candidatas ao título devido ao futebol consistente e craques que contam.

Camarões foi patético, coitado de Eto’o. a Nova Zelândia e seu futebol retrógrado quase entrou...quase. que que isso Itália. E a dinamáquina emperrou novamente. Normal.

A crise européia


Calma não vou falar da crise econômica que alastra o continente europeu. O assunto ainda é Copa do Mundo, e o futebol como um todo. Mas é inevitável relacionar a crise econômica com a futebolística no momento.

A eliminação da seleção italiana demonstra o que importar jogadores a esmo não é uma boa para a seleção. Enquanto Japão, Coreia do Sul e as seleções africanas melhoraram devido a experiência de seus jogadores, que atuam fora do País de origem. Itália, França e Inglaterra estão sofrendo para montar um time, devido ao enorme número de jogadores estrangeiros.

Marcelo Lippi, técnico da azzura, tem seus mérito na eliminação. Não levou Balotteli, Cassano. Além de não tentar convencer Totti de ir a Copa, nem que fosse para a reserva. Tirou Fábio Grosso da convocação a dias da Copa.

Se seleção é levar seus melhores, Lippi foi péssimo. A escalação dos dois primeiros jogos deixou de fora Di Natalli , o artilheiro do Calccio 09/10, para jogar com Iaquinta e Gillardino. Mas, nem tudo é culpa do técnico.

Ninguém deixaria de fora Canavarro. E este foi um décimo do que foi em 2006. Horroroso e temível. A contusão de Pirlo foi determinante para a formação escabrosa do meio de campo italiano. As laterais não funcionaram e por fim Buffon. Se machuca no primeiro jogo e seu reserva ainda não está a sua altura.

Convenhamos o azar foi todo azul. Misturado a falta de vontade de jogadores consagrado (que acham que podem resolver a hora que querem) e velhos. Nisso a Alemanha mostra que pode perder, mais não será por falta de vontade, vigor e vontade dos jogadores.

A falta de vontade da Itália foi evidente por que depois de tomar o primeiro gol o time melhorou e correu atras do resultado. Pirlo entrou, foi bem marcado, e o time jogou muito mais do que nos dois jogos anteriores. O final foi emocionante e marcante.

A poderosa Itália, atual campeã, cai na primeira fase deixando a vaga para a Eslováquia. Fica atras da Nova Zelândia, marca menos pontos do que Dinamarca, Sérvia, Austrália, Eslovênia, Coreia do Norte, Grécia e África do Sul. Apenas França, Honduras, Camarões, Nigéria e Argélia.

Ficar na vigésima sexta posição é algo impensado por qualquer um. Quebrou a perna de muitos no bolões mundo a fora. A crise é iminente e assustadora. Para 2014 a Azzura e os Blues precisam rever seus conceitos. A Internazionale é a campeã da Europa mais sem um titular de origem italiana. E jogadores jovens tem que começar a atuar desde já, pois, quatro anos é pouco para formar um time que joga de vez enquanto ainda mais com jovens. Mas quatro anos dá para alguém sentir e assimilar o peso da tradição das camisas.

A crise é de identidade e de personalidade. As roupas tem que ser lavada rápida e urgente. E precisa ser revisto a lei que permite estrangeiros nos times. Para o bem das seleções e para as próximas Copas. Pois ninguém que gosta de futebol quer ver a Eslováquia na semifinais.

Canavarro devia Ter sido marrudo no jogo. E não no final tentando levantar seus companheiros. Vergonha é o que podemos ter em casos assim. Que marra em “capitano”.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

orgulho


Donovan corre e se joga de peito no chão perto da bandeirinha. Seus companheiros, titulares e reservas pulam sobre ele. É a comemoração do gol americano, que acabou de ocorrer. É 45 minutos e 46 segundos do segundo tempo. A classificação fica na mão e melhor sendo primeiro do grupo.

A comemoração é uma explosão de alegria. É a consumação do orgulho. Orgulho daqueles que jogam bem e conseguiram fazer mais do que se esperava. Ficar em primeiro no grupo que conta com a poderosa Inglaterra, mesmo sendo roubado por duas vezes é motivo de orgulho.

Orgulho de um time bem montado e unido. Que tem jogadores de raça e três um pouco acima da média: Donovan, Bradley, Dempsey. Este trio não chega perto do trio dos principais países. Mas podem fazer mais do que muitos. Talvez ter tido o campeonato nacional terminando antes da maioria possa ser visto como uma ajuda.

Os EUA podem Ter orgulho do seu time de soccer. Por tudo o que mostram e por onde podem chegar. Não será surpresa eles forem até uma semifinal.

Já o English Team lutou com orgulho, também. O orgulho de não fazer vexame com sua história. Fábio Capello fez muitas mudanças que colocou o time mais rápido e aguerrido. O 1 a 0 foi pouco.

A Inglaterra começa a crescer na hora decisiva. Gerrard esta fazendo sua parte, se Rooney e Lampard jogarem um pouco melhor a Alemanha terá que suar para vencê-los.

A Alemanha se classificou para enfrentar a Inglaterra nas oitavas após vencer Gana por 1 a 0. Gana jogou melhor e também se classificou, tendo uma vitória um empate e uma derrota. E feito dois gols, estes dois de pênaltis.

Este é o ponto. Os ganeses podem ser o único representante do continente africano nas oitavas, mas, se não conseguirem finalizar com a bola rolando será difícil passar de quem quer que seja. Já os alemães terão que voltar a jogar com velocidade e toque de bola rápido, como contra a Austrália, para pensar em passar pelo experiente time inglês.

Os outros:

Servia entrou como representante do futebol bonito na Europa. Fez feio sem Petkovic. Saiu na primeira fase. A Austrália fez o que podia se não tivesse tomado uma lavada de quatro da Alemanha no primeiro jogo teria passado de fase. A Argélia é horrível só perdeu de pouco ou empatou incompetência de seus adversários. A Eslovenia é o Bangu europeu. Joga fechado e uma vez ou outra vence por causa de uma bola parada ou contra-ataque raro. Que nunca mais venha a uma Copa. Saudades da Bélgica, Bulgária, Suécia....

O personagem da Copa


A Argentina se classificou para as oitavas de final, sendo primeiro do seu grupo, fazendo sete gols e levando apenas um. 100% de aproveitamento e isso jogando a terceira partida repleta de reservas.

Tudo bem, Messi jogou e jogou muito as três partidas. Ainda não marcou, é verdade. Mas o gol virá... não duvide. Só que o melhor jogador do mundo não é e não será o personagem desta Copa. Pois este prêmio já tem dono.

Diego Armando Maradona é considerado deus na Argentina. É adorado no mundo por tudo que jogou e é uma figura sem igual. Veste-se um terno chama atenção, se faz careta é o alvo das câmeras. Beija em demasia, impulsiona seus selecionados na base do coração. É notório, não precisa estar lá para se evidenciar isso.

A Copa da África conta com alguns dos jogadores mais famosos e importantes do mundo atualmente, vide: Kaká, Drogba, Cristiano Ronaldo, Henry, Rooney, Robben, Xavi, Pirlo, Gerrard, Terry, Júlio César e o próprio Messi. Só que os holofotes são dele. Apenas dele.

Ninguém chama mais atenção do Dieguito. Domina a bola com maestria, isso usando sapato e numa bola tão contestada. Solta palavrões aos montes contra Pelé e Platini. Descobre que está errado pede desculpa apenas para Platini. Nunca desculpa Pelé.

É soberbo na escalação do time (praticamente classificado, praticamente) pondo reservas. É soberbo quando o contestado Palermo marca. Seu olhar para onde fica a imprensa é do tipo: “chupem, chupem todos” como já disse na época da classificação.

E tudo parece dar certo para o eterno craque argentino. Messi tem jogado bem e pode melhorar (imagina isso acontecendo), o time esta cada vez mais coeso e se o Brasil for primeiro do seu grupo, o caminho até a final poderá ter a Inglaterra como em 1986.

É Diego parece mesmo ter nascido com o bumbum para a lua. E se ele ganhar a Copa será o terceiro a fazê-lo como jogador e técnico. E sua marra será ainda maior pode ter certeza.

Os outros classificados:

O Uruguai venceu o México só que os dois passaram. Graças à França, a horrível, esfacelada e medonha. Aos Bafanas um adeus... Feliz e triste ao mesmo tempo. Bafanas Bafanas, parabéns por tudo.

A Nigéria teve tudo na sua mão. Iakubu se fosse você não voltaria para a Nigéria nos próximos 4 anos.

A Coreia passou mesmo levado uma lavada!!! Que estranho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Uma goleada, uma superação e uma recuperação

Portugal enfiou uma goleada histórica sobre a Coreia do Norte, 7 x 0. O primeiro tempo os portugueses fizeram apenas um a zero sem terem falta ao seu favor. No segundo tudo mudou. Acreditando que poderia vencer os norte-coreanos deram espaços que foi fatal. No primeiro jogo transmitido ao vivo para a Coreia do Norte um desastre para o Governo.

Costa do Marfim agora tem que torcer pela vitória do Brasil e golear a Coreia por seis gols de diferença. Aos portugueses um empate garante a classificação.

No grupo h as coisas podem se complicar. A Espanha venceu Honduras por 2 x 0 e o Chile venceu a Suíça por 1 x 0. O ferrolho suíço conquistou a marca de 9 horas sem tomar gol em Copas do Mundo. Os sul-americanos lideram o grupo, mas, enfrentam a Espanha que precisam vencer para se classificarem. Pelo menos sem precisar da ajuda de Honduras. Estes já desclassificados jogam contra a Suíça e uma vitória (junto com a da Espanha) fará todos terminarem com 6 pontos. E a classificação para as oitavas ficará a cargo dos saldo de gols.

O palpiteiro:

Em 32 jogos até agora acertei 14 resultados. Não tive um resultado mais satisfatório por causa das zebras e baixo rendimento de algumas seleções como Itália, Espanha, Alemanha e os africanos. Esperava mais destes.

Vamos ser corajosos e palpitar para a última rodada, antes dela acontecer:

Grupo a:
México 0 x 0 Uruguai
África do Sul 2 x 1 França

Passam os mexicanos e uruguaios...no “jeitinho” aceitável.

Grupo b:
Argentina 4 x 0 Grécia
Nigéria 2 x 1 Coreia do Sul

Passa Argentina e Nigéria

Grupo c:
Inglaterra 2 x 1 Eslovenia
EUA 1 x 0 Argélia

Passam os ingleses e americanos

Grupo d:
Alemanha 2 x 1 Gana
Sérvia 3 x 1 Austrália

Nas oitavas Alemanha e Sérvia

Grupo e:
Japão 2 x 1 Dinamarca
Holanda 3 x 1 Camarões

Passa Holanda e Japão

Grupo f:
Itália 2 x 1 Eslováquia
Paraguai 2 x 0 Nova Zelândia

Os favoritos Itália e Paraguai se classificam

Grupo g:
Brasil 3 x 1 Portugal
Costa do Marfim 3 x 0 Coreia do Norte

Brasil e Portugal se classificam...os portugueses no saldo de gols

Grupo h:
Chile 1 x 1 Espanha 1
Suíça 2 x 0 Honduras

Passa Chile e Suíça....Espanhóis fora, que zebra!!!

Jogo 2: Brasil x Costa do Marfim



O talento abriu espaços

A vitória do Brasil contra Costa do Marfim deve-se ao talento individual do jogador brasileiro e pela péssima forma de jogar posta por Erikson no time marfinense. A subida de produção de Kaká e Luís Fabiano determinaram o placar de 3 a 1.

O reconhecido diferencial do jogador brasileiro abriu os espaços na defesa do time de Drogba. E lógico ajuda do goleiro Barry, que falhou nos 2 gols de Luís Fabiano. Mas o arqueiro não foi o único que errou neste jogo nos Elefantes.

O gato mestre do Sven-Göran Eriksson colocou o time para jogar nas deficiências dos volantes brasileiros. Esquecendo os três que formam o ataque do brasileiro. Se tivesse jogado como contra Portugal fechado o meio e jogando em 40 metros teria uma chance de vencer o jogo, nos contra-ataques.

A duvida é a nova forma de jogar seria para ajudar Drogba? Se for errou o técnico sueco. Este tipo de jogo seria melhor contra os portugueses e jogar fechado seria a forma de surpreender o Brasil. Vide a Coreia do Norte.

Agora a única chance dos Elefantes será um empate ou uma derrota dos portugueses, amanhã contra os norte-coreanos para não ser mais um time africano fora da Copa. Ao Brasil resta um empate para ser primeiro do grupo e provavelmente enfrentar a poderosa Espanha.

O jogo sujo:

Depois do terceiro gol da seleção brasileira, a Costa do Marfim começou a jogar o futebol de pegada. As divididas foram cada vez mais forte afim de tirar do sério os brasileiros. Apenas o sempre ponderado Kaká caiu nessa. Um lance depois de uma briga, o craque brasileiro deu uma cotovelada e foi expulso. Mais sejamos sinceros...para enfrentar Portugal!!! Nem é preciso ter Kaká e Robinho.

Um europeu classificado e um africano eliminado


A Holanda se classificou matematicamente já na segunda rodada, após vencer o Japão por um a zero. Sneijder teve uma chance jogo e fez o gol da classificação da Laranja Mecânica. Fora este lance, o time japonês marcou mais uma vez muito bem. Apenas não teve uma chance de marcar, como contra Camarões.

Nem mesmo Eto’o conseguiu evitar a desclassificação da República dos Camarões. Em um jogo aberto e dinâmico. Onde os dois times tiveram chances de marcar inúmeras vezes, a Dinamarca venceu por 2 a 1. Graças Rommendahl, em partida excepcional.

Camarões é primeiro eliminado matematicamente. Mas África do Sul, Gana, Nigéria estão próximos desse caminho. Costa do Marfim depende do jogo contra o Brasil para saber o futuro do futebol africano na Copa da África.

Com esse resultados a Holanda se classificou e deu mais tempo a Robben para recuperar. O que fará os holandeses ainda mais forte na oitavas. Japão e Dinamarca decidem a segunda vaga no jogo que promete. Os samurais são a boa surpresa deste mundial e podem surpreender.

Discordo da “Folha de S. Paulo” quando esta diz: Holanda ganha com ‘jogo feio’. A Holanda venceu bem suas partidas. Dominou os jogos com média de 60% de posse de bola, igual a Espanha (que perdeu) ou Brasil (que venceu apertado). E Sneijder está sendo bem marcado, contra o Japão sempre eram três marcadores quando ele pegava na bola. A entrada de Robben deixará Sneijder e Kuit mais livres, e a Holanda amais perigosa. Olho neles...

Gana e Austrália

Gana marcou mais uma vez de pênalti, mas, desta vez não venceu. O empate com a Austrália pode custar caro. Agora para se classificar tem que vencer a Alemanha. Difícil, hein...

Nova Zelândia, o fiel da balança

Paraguai venceu bem a Eslováquia, 2 a 0. Precisa apenas de um empate com a Nova Zelândia para seguir em frente. Eles que conseguiram um empate com a atual campeã, a Itália.

Isso apenas por um pênalti que nem todos os juizes marcam. A azzura terá que vencer a Eslováquia para continuar a luta pelo penta. O difícil é fazer um time competitivo com os péssimos Iaquinta, Gilardino e Montolivo. O gato mestre Marcello Lippi não levou Amauri e Totti que fariam um ataque mais qualificado. E sem escalar Di Natale como titular e com Pirlo machucado a Itália pode seguir o caminho da França... fora na primeira fase.

Esta Copa está cheirando a campeão inédito...

O dia que os grandes tropeçaram



O que fazer quando seu meio de campo não produz como de costume, mesmo tendo jogadores fantásticos. E quando seu principal jogador não joga condizente com seu futebol.

Este poderia ser a resposta sintética dos jogos de Alemanha e Inglaterra. Os alemães não jogaram como no primeiro jogo. E por um erro do juiz Klose foi expulso. E Podolski teve um dia péssimo. Perdeu inúmeras chances e um pênalti. A Sérvia jogou bem e venceu por um a zero.

No dia de aniversário do técnico Fábio Capello, a Inglaterra de Lampard e Gerrard não deu o presente que o técnico queria. O zero a zero foi péssimo para as pretensões do time.

E se conseguirem a classificação estes dois gigantes podem se enfrentar nas oitavas de final. Uma tragédia para um dos dois. Pois ser segundo no grupo atras de EUA ou Eslovênia (no caso inglês) e Gana ou Sérvia ( no caso alemão) é para se lamentar.

Americanos roubados:

Os EUA começaram mal o jogo contra a Eslovênia, exemplo foi o placar do primeiro tempo 2 a 0 para os eslovacos. Mas o técnico Bradley mudou o animo do time, que voou no segundo tempo para virar o placar.

O primeiro gol foi feito depois de um chute de Donovan, no qual o goleiro se esquivou da bola. Parecia que estava com medo de tocar na bola. Como se faz no jogo de queimado – ou queimada em alguns estados.

O segundo foi feito pelo por Bradley, o filho jogador. E o terceiro gol, o da virada inacreditável, foi anulado erroneamente pelo juiz. Que além de não marcar quatro pênaltis no lance, marcou um impedimento do jogador que não participou do lance. Resumo os EUA foram roubados no soccer. E agora joga contra a fraca Argélia para se classificar. Enquanto Inglaterra enfrenta a Eslovênia.


O palpiteiro:

Errei em todos os resultados de hoje. Acreditava na vitória da Inglaterra e dos EUA nos seus jogos por 2 a 0. Foi dois empates, 0 x 0 e 2 x 2. E achava a que Alemanha faria por 3 x 1. Se o juizão não tivesse expulsado Klose poderia ter acertado. E hoje será: Holanda 3 x Japão 0. Camarões 1 x Dinamarca 1. Gana 2 x Austrália 0.

domingo, 20 de junho de 2010

O dia que os grandes tropeçaram

O que fazer quando seu meio de campo não produz como de costume, mesmo tendo jogadores fantásticos. E quando seu principal jogador não joga condizente com seu futebol.

Este poderia ser a resposta sintética dos jogos de Alemanha e Inglaterra. Os alemães não jogaram como no primeiro jogo. E por um erro do juiz Klose foi expulso. E Podolski teve um dia péssimo. Perdeu inúmeras chances e um pênalti. A Sérvia jogou bem e venceu por um a zero.

No dia de aniversário do técnico Fábio Capello, a Inglaterra de Lampard e Gerrard não deu o presente que o técnico queria. O zero a zero foi péssimo para as pretensões do time.

E se conseguirem a classificação estes dois gigantes podem se enfrentar nas oitavas de final. Uma tragédia para um dos dois. Pois ser segundo no grupo atras de EUA ou Eslovênia (no caso inglês) e Gana ou Sérvia ( no caso alemão) é para se lamentar.

Americanos roubados:

Os EUA começaram mal o jogo contra a Eslovênia, exemplo foi o placar do primeiro tempo 2 a 0 para os eslovacos. Mas o técnico Bradley mudou o animo do time, que voou no segundo tempo para virar o placar.

O primeiro gol foi feito depois de um chute de Donovan, no qual o goleiro se esquivou da bola. Parecia que estava com medo de tocar na bola. Como se faz no jogo de queimado – ou queimada em alguns estados.

O segundo foi feito pelo por Bradley, o filho jogador. E o terceiro gol, o da virada inacreditável, foi anulado erroneamente pelo juiz. Que além de não marcar quatro pênaltis no lance, marcou um impedimento do jogador que não participou do lance. Resumo os EUA foram roubados no soccer. E agora joga contra a fraca Argélia para se classificar. Enquanto Inglaterra enfrenta a Eslovênia.


O palpiteiro:

Errei em todos os resultados de hoje. Acreditava na vitória da Inglaterra e dos EUA nos seus jogos por 2 a 0. Foi dois empates, 0 x 0 e 2 x 2. E achava a que Alemanha faria por 3 x 1. Se o juizão não tivesse expulsado Klose poderia ter acertado. E hoje será: Holanda 3 x Japão 0. Camarões 1 x Dinamarca 1. Gana 2 x Austrália 0.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

A Marselhesa será tocada apenas mais uma vez...que pena, pelo hino não pela seleção.


Déjà Vu para a França, a Copa de 2002. O time Frances foi desclassificado novamente na primeira fase. Digo isso antes da terceira rodada, coisa que nenhum comentarista falará.

México e Uruguai se empatarem na última rodada se classificam sem sustos. É certo que ninguém irá querer pegar a Argentina nas oitavas. Esta é a chance da França. Mais com este futebol, de baixa qualidade não passa confiança nem para vencer a África do Sul.

E para nossa infelicidade a Marselhesa (hino nacional mais lindo do mundo) tocará apenas mais uma vez por que a França tem um compendio de coadjuvantes.

Escuta professor:

Raymond Domenech é o mestre do gato-mestre coloca em campo Govou, Anelka, Malouda e deixa Henry no banco e nem leva Benzema. hoje Javier Aguirre deu um nó tático em Mrs. Domenech,então, Au revoir Domenech.


segue a letra e tradução deste maravilhoso hino nacional:
-Allons enfants de la Patrie
Le jour de gloire est arrivé !
Contre nous de la tyrannie
L'étendard sanglant est levé
L'étendard sanglant est levé
Entendez-vous dans nos campagnes
Mugir ces féroces soldats?
Ils viennent jusque dans vos bras.
Égorger vos fils, vos compagnes!
-Aux armes citoyens
Formez vos bataillons
Marchons, marchons
Qu'un sang impur
Abreuve nos sillons
-Que veut cette horde d'esclaves
De traîtres, de rois conjurés?
Pour qui ces ignobles entraves
Ces fers dès longtemps préparés?
Français, pour nous, ah! quel outrage
Quels transports il doit exciter?
C'est nous qu'on ose méditer
De rendre à l'antique esclavage!
-Quoi ces cohortes étrangères!
Feraient la loi dans nos foyers!
Quoi! ces phalanges mercenaires
Terrasseraient nos fils guerriers!
Grand Dieu! par des mains enchaînées
Nos fronts sous le joug se ploieraient
De vils despotes deviendraient
Les maîtres des destinées.
-Tremblez, tyrans et vous perfides
L'opprobre de tous les partis
Tremblez! vos projets parricides
Vont enfin recevoir leurs prix!
Tout est soldat pour vous combattre
S'ils tombent, nos jeunes héros
La France en produit de nouveaux,
Contre vous tout prêts à se battre.
-Français, en guerriers magnanimes
Portez ou retenez vos coups!
Épargnez ces tristes victimes
À regret s'armant contre nous
Mais ces despotes sanguinaires
Mais ces complices de Bouillé
Tous ces tigres qui, sans pitié
Déchirent le sein de leur mère!
-Nous entrerons dans la carrière
Quand nos aînés n'y seront plus
Nous y trouverons leur poussière
Et la trace de leurs vertus
Bien moins jaloux de leur survivre
Que de partager leur cercueil
Nous aurons le sublime orgueil
De les venger ou de les suivre!
-Amour sacré de la Patrie
Conduis, soutiens nos bras vengeurs
Liberté, Liberté chérie
Combats avec tes défenseurs!
Sous nos drapeaux, que la victoire
Accoure à tes mâles accents
Que tes ennemis expirants
Voient ton triomphe et notre gloire!

tradução (da internet):
Avante, filhos da Pátria,
O dia da Glória chegou.
O estandarte ensangüentado da tirania
Contra nós se levanta.
Ouvis nos campos rugirem
Esses ferozes soldados?
Vêm eles até nós
Degolar nossos filhos, nossas mulheres.
Às armas cidadãos!
Formai vossos batalhões!
Marchemos, marchemos!
Nossa terra do sangue impuro se saciará!

2
O que deseja essa horda de escravos
de traidores, de reis conjurados?
Para quem (são) esses ignóbeis entraves
Esses grilhões há muito tempo preparados? (bis)
Franceses! Para vocês, ah! Que ultraje!
Que élan deve ele suscitar!
Somos nós que se ousa criticar
Sobre voltar à antiga escravidão!

3
Que! Essas multidões estrangeiras
Fariam a lei em nossos lares!
Que! As falanges mercenárias
Arrasariam nossos fiéis guerreiros (bis)
Grande Deus! Por mãos acorrentadas
Nossas frontes sob o jugo se curvariam
E déspotas vis tornar-se-iam
Mestres de nossos destinos!

4
Estremeçam, tiranos! E vocês pérfidos,
Injúria de todos os partidos,
Tremei! Seus projetos parricidas
Vão enfim receber seu preço! (bis)
Somos todos soldados para combatê-los,
Se nossos jovens heróis caem,
A França outros produz
Contra vocês, totalmente prontos para combatê-los!

5
Franceses, em guerreiros magnânimos,
Levem/ carreguem ou suspendam seus tiros!
Poupem essas tristes vítimas,
que contra vocês se armam a contragosto. (bis)
Mas esses déspotas sanguinários
Mas esses cúmplices de Bouillé,
Todos esses tigres que, sem piedade,
Rasgam o seio de suas mães!...

6
Entraremos na batalha
Quando nossos antecessores não mais lá estarão.
Lá encontraremos suas marcas
E o traço de suas virtudes. (bis)
Bem menos ciumentos de suas sepulturas
Teremos o sublime orgulho
De vingá-los ou de segui-los.

7
Amor Sagrado pela Pátria
Conduza, sustente nossos braços vingativos.
Liberdade, querida liberdade
Combata com teus defensores!
Sob nossas bandeiras, que a vitória
Chegue logo às tuas vozes viris!
Que teus inimigos agonizantes
Vejam teu triunfo e nossa glória.

Bafanas a culpa é do Parreira


A África do sul perdeu para o Uruguai, por 3 a 0, apenas pelo futebol imposto por Parreira, toque e posse de bola. Exceto com o Brasil, Parreira que está em sua sexta Copa pelo quinto País diferente, nunca venceu. E pelo simples motivo de por seu time jogar que não se vale sem bons jogadores.

Os Bafanas Bafanas apenas têm disposição e correria. Dariam mais certo no estilo Joel Santana de jogar, retranca e contra-ataque rápido. Foi com ele que os Bafanas chegaram à semifinal da Copa das Confederações.

Tristeza para o povo sul-africano com que convenhamos sabia que no futebol não se repetiria o feito do Rúgbi. Mas a culpa é do Parreira.

Bafanas Bafanas vocês devem estar com saudades da prancheta do Joel

Convicções Portenhas


A Argentina venceu seu segundo jogo da Copa-2010. Com os 4 a 1 na Coreia do Sul veio a convicção do time Maradona. O ataque é maravilhoso e só tem a crescer. A cada jogo Di Maria e Verón (ou Maxi Rodrigues) vão achando seu espaço no campo e junto com Messi fará a albiceleste cada jogo mais forte. Tevez é bom jogador mais Agüero é melhor e faria o time ficar mais técnico e rápido. Higuaín fez três gols, para acalmar o coração de seu técnico, mas Milito é melhor e faria o ataque ficar mais incisivo.

Já a zaga mostrou no gol tomado que é calcanhar de Aquiles do time. Demichelis errou clamorosamente. E se Samuel não jogar a defesa ficará ainda mais fraca.

Presente de grego:

A Grécia venceu de virada a Nigéria, 2 a 1. Jogou melhor do que o primeiro jogo e surpreendeu o bom time nigeriano. Que contou com a falha de seu goleiro. O mesmo que fez uma partida maravilhosa contra a Argentina anulando Messi e sua jogada característica.

A Argentina se classificou, e a Nigéria agora te que vencer para tentar se classificar no saldo de gols... Lógico contando que a Grécia perderá para los hermanos.

O palpiteiro:

Acreditava que Argentina venceria por 3 a 1, foi de um gol a mais. Ponto para mim desconta-se o gol impedido. E Não contava com a derrota da Nigéria para a fraca Grécia.

Escuta professor:

A Nigéria não venceu por que seu “pofessor” não colocou em campo ele... Obinna. Bem feito...

E Maradona tira este péssimo Rodriguez, Tevez e Higuaín e coloque Agüero, Milito e Burdisso. Ai sim não terá para ninguém.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Defesa suíça, como chocolate e relógio não têm nada igual



A Espanha entrou em campo com o peso de ser a favorita a conquista da Copa. Por méritos próprios devido à conquista da Eurocopa-2008 e a grande invencibilidade do time. Este que conta com Xavi e Iniesta, dois dos melhores jogadores do mundo na atualidade. Além de Xabi Alonso, Fernando Torres e David Villa.

Com um futebol de toque e posse de bola a Espanha decepcionou de novo. Como na semifinal da Copa das Confederações ano passado, na hora decisiva deixou a desejar. É a nova geração – e a melhor que já tiveram – corroborando com dizer o futebolístico que a “Fúria” sempre amarela na hora H.

Na verdade a Espanha dominou o jogo. Fez o que queria menos o gol. E falhou uma vez na defesa, contra-ataque da Suíça e gol. Com isso perde a Espanha e o futebol. Foi a repetição da Liga dos Campeões no jogo Barcelona e Internazionale de Milão. Pois, daqui em diante se difundirá o jogo típico da Suíça. Defesa sólida e quem sabe um contra-ataque mortal, como foi hoje.

Por sinal neste jogo a seleção suíça chegou à incrível marca de oito horas sem tomar gols em Copa do Mundo. Coisa incomparável. Mas acho que isso acabará no jogo contra o Chile de Bielsa. Um estrategista como poucos no mundo futebolístico.

A Espanha terá que vencer Honduras e Chile para se classificar. E corre o risco de ficar em segundo e pegar o Brasil nas oitavas. Quer dizer o tempo fechou para os espanhóis. E a Suíça mostra que como seus famosos chocolates e relógios uma defesa sólida ninguém faz igual a eles. O grande ferrolho suíço está de volta.

O incompreendido:

A seleção chilena fez um dos melhores jogos da copa contra... Contra a defesa de Honduras e principalmente o seu goleiro Valladares. Que fez o jogo da sua vida. O Chile teve o triplo de chutas a gol de Honduras. E Suazo fez falta para marcar os gols.

E Bielsa, chamado de El Loco, mostrou que futebol é um jogo que se busca fazer gols. O Chile buscou o gol muito mais do que qualquer seleção, mesmo a comemorada Alemanha. O técnico argentino, hoje no Chile, sempre armou seus times para jogar para frente. Só que nem sempre se ganha jogado assim e por isso ele é tão contestado. Para vencer é preciso de jogadores que assumam a responsabilidade de definir. E isto esta cada vez mais em falta no mercado.

Bielsa ao lado de Mourinho, Ancelotti, Rafa Benites, Arsene Wenger, Ferguson e Capello são os melhores treinadores do mundo. E com ele o Chile pode ir longe nesta Copa.

PS: a derrota nas eliminatórias por 3 a 0 para o Brasil em casa ensinou Bielsa que nem sempre pode jogar para frente. E isso será determinante para o Chile na Copa.

terça-feira, 15 de junho de 2010

1º JOGO: BRASIL 2 X COREIA DO NORTE 1


Com futebol burocrático vence, mas, não convence
Por Rafael Barreto

A seleção brasileira é reconhecida mundialmente como a defensora do futebol bonito. O futebol moleque, driblador. Com Dunga como técnico a seleção brasileira virou mais uma de futebol burocrático. Gilberto Silva e Felipe Melo não protegem a zaga e não dão boa saída para o ataque. Elano apenas toca a bola, até que bem, mais apenas toca a bola. Hoje fez um gol e só.

Com eles em campo o futebol da seleção de Dunga fica lento e fraco como mostrou hoje contra os esforçados (e apenas isso) norte-coreanos. Com Kaká ainda em recuperação o meio de campo fica sem criatividade. E olha que Kaká joga apenas verticalizando com velocidade. Robinho na seleção tenta convencer o mundo que pode ser um jogador top. Por isso ataca e articula as jogadas. Muito esforço e firula.

A Coreia do Norte tem como adversários Nova Zelândia, Argélia, Austrália na suntuosa luta pelo posto de pior time da Copa. Uma seleção pentacampeã mundial não pode vencer uma seleção assim no sufoco. Passar 45 minutos sem fazer um gol.

Mesmo estando machucado, ou não como diz, Kaká deveria fazer mais do que fez. Um jogador considerado um dos 10 melhores do mundo não pode ficar apenas na correria. Robinho tentou... Mas, nada fez incisivo. Passar a perna em cima da bola não é lance de efeito. Pedalar é o que Marc Overmars fazia. Este o que melhor pedalava no mundo, isso bem antes de Robinho aparecer. E Robinho pedalar de verdade é o que você fez em 2002 contra Rogério do Corinthians.

Luis Fabiano é um atacante mediano. A maioria dos times e principalmente as seleções este tipo de jogador está em falta. Veja o número de atacantes naturalizados para se notar isso. E o “fabuloso” esta na seleção apenas por isso. E por que o Adriano, Fred não estão na melhor forma física ou psicológica. E pelo pragmatismo de Dunga.

Michel Bastos até que tentou jogar. Sozinho no lado esquerdo cansou no segundo tempo. No lado direito Elano ajuda Maicon nas suas subidas. A zaga é forte e conta dom Julio Cesar, o atual melhor goleiro do mundo. Só que dormiram e tomaram um gol inesperado e indesculpável.

Se a Costa do Marfim conseguir marca tão bem como o hoje, no jogo contra Portugal, o Brasil não vencerá a Costa do Marfim. Ainda mais se Drogba jogar desde o começo do jogo.

Acredito que o Brasil se classificará. Em segundo e pegará a Espanha nas oitavas. Então já se sabe... A seleção brasileira não verá o mês de julho na África.
Daniel Alves, Ramires e Nilmar deveriam ser titulares em minha opinião. Com eles as opções de jogo seriam infinitamente melhores. Sem precisar trocar os jogadores. É melhor ser como a Argentina e Espanha com um leque maior de jogadores de ataque com defesa fraca do que ter seis volantes no time e Grafite como opção ofensiva.

O palpiteiro:

Amanhã é dia de ver dois espetaculares jogadores em campo: Iniesta e Xavi. E com eles a Espanha faz 2 a 0 na sólida defesa suíça. No outro jogo “El Loco” Bielsa fará o Chile jogar bonito e vencerá por 3 a 0, e um dos gols será do “estupendo” Fierro.

60 metros: o compacto futebol moderno

O resumo é do jogo da Costa do Marfim e Portugal. Mas, poderia ser de qualquer outro desta copa, exceção feita à Alemanha. Sven-Goran Eriksson colocou a Costa do Marfim para jogar atrás da linha da bola, diminuindo o espaço dos adversários. Do primeiro atacante ao último zagueiro o time se fecha em 60 metros de campo. Lembrando que este é o primeiro jogo oficial de Eriksson com técnico dos Elefantes.


O comentarista da Globo (o magistral ex-lateral esquerdo do Flamengo e da Seleção) Júnior precisou de 5 minutos para ver este tipo de jogo. Mas, Costa do Marfim apenas fez de forma mais nítida o óbvio desta Copa ou do futebol moderno. A compactação é a palavra predileta dos “professores”.


Nesta forma de jogar os atacantes dão o primeiro combate na tentativa de roubar a bola. Os craques apenas “cercam”. O meio de campo é a síntese da nova forma de jogar. Privilegiam-se os marcadores, se tiverem boa saída melhor ainda. E a zaga fica o papel final de destruição das jogadas.

No futebol moderno o que importa é ser campeão. Não importando o como. É a força se sobressaindo a técnica. Os “fantasistas” como os italianos chamam os jogares de extrema técnica e improviso – como Ronaldinho Gaúcho ou Messi – estão em falta.

Joga-se com três atacantes mais no intuito de ter jogadas laterais do que para abrir o jogo. Time de formação com três atacantes não permitem que os laterais subam demais. O 4-3-3 hoje é mais uma forma de se defender, com mais jogadores do que ser forte ofensivamente.

Isso tirando os medonhos esquemas também modernos como 3-6-1; 3-5-2. Que no jogo se torna o verdadeiro 7-3. Sete defendem e três são imbuídos de atacar. Como se foi visto hoje no jogo Costa do Marfim e Portugal.

Cristiano Ronaldo, Deco, Raúl Meireles quase não tocaram na bola. Devido à forte marcação Marfinense. Eboué, Kolo Touré, Yaya Touré, Zokora e Dindane fizeram um jogo impecável. E o time de Eriksson não venceu por errar o último passe e por que Gervinho jogou sozinho no ataque devido ao baixo rendimento de Kalou. Drogba entrou no segundo tempo e mostrou que o jogo dos Elefantes no ataque é pensado para ele. O que faz da sua falta um grande problema. E os laterais quando aprenderem a cruzar também será muito útil.

Os portugueses concentram seu jogo no toque de bola no meio-campo. Com a marcação marfinense encaixado, os meio-campistas portugueses nada puderam fazer. Deco foi anulado por Yaya Touré. E Cristiano Ronaldo mostrou que não é o “fantasista” que tentam vender. Sumiu do jogo, a salvo um chute que foi na trave (bem no começo do jogo) apenas reclamou do juiz.

O CR7 não é protagonista e nem é craque. Se não tiver alguém que faça a bola rolar no meio de campo não conte com ele. Na campanha vencedora do Manchester United em 2008 Rooney foi quem garantiu nos jogos difíceis. Mas Rooney joga para o time. Sem firulas e pensando no gol somente. Já a estrela portuguesa quer aparecer e consegue fazendo firulas na lateral de campo. No jogo decisivo some. E não cria espaço como um verdadeiro craque deve fazer. Cristiano Ronaldo é uma mistura de Denílson com Beckham e nem chega às travas das chuteiras de Messi ou do Gaúcho, por exemplo.

60 metros deixam o jogo compacto e sem criatividade. 60 metros é pouco no campo que mede 110. 60 metros é o espaço dos medíocres no futebol. Saudade daqueles que jogavam no campo todo. Por isso o jogo foi zero a zero. Drogba fez falta, culpa de Marco Túlio Tanaka.


O palpiteiro:

Errei feio nos resultados até agora, acreditava que Drogba iria começar jogando e resolveria o jogo. Foi 0 a 0. E no maravilhoso jogo Eslováquia contra Nova Zelândia foi 1 a 1. Empate da Nova Zelândia nos acréscimo. Vergonha para a Eslováquia que descende de uma escola de futebol técnico e vistoso. Perderam a chance de terem uma vitória na Copa. Resta aos dois agora não serem goleados por Itália e Paraguai.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sobre Itália X Paraguai; Japão X Camarões


Não me surpreendeu o empate entre Itália e Paraguai, 1 a 1. Os dois times são os favoritos a classificação no grupo F. que conta com a fraquíssima Nova Zelândia e a nada espetacular mais difícil Eslováquia, que se enfrentam amanhã.

Esperava um empate pela qualidade defensiva das seleções. O Paraguai mostrou isso nas eliminatórias e a Itália tem a defesa forte como marca histórica.

Já o Japão vencer Camarões foi uma surpresa. Ok, Camarões tem apenas Eto’o como jogador acima da média. Mas, ninguém – além dos japoneses- acreditava neles. A surpresa foi o esquema tático. Um inovador 4-1-4-1. Com marcação pressão na saída de bola adversária.

Se o Japão quiser repetir a Copa-2002 e chegar as oitavas vai ter que vencer a Dinamarca no último jogo. Pois, vencer a Holanda é quase impossível.

O palpiteiro:

Acertei em cheio no resultado de Itália e Paraguai. Na verdade acreditava no zero a zero, mas, um a um foi aceitável. O Japão, como já disse, surpreendeu. Acreditava na força de Eto’o, um erro. Ninguém joga sozinho, ainda mais em uma Copa do Mundo.

Amanhã, 15-06, teremos o maravilhoso Eslováquia x Nova Zelândia. Será marque aí, 1 a 0 para Eslováquia.

Costa do Marfim vencerá Portugal por dois a zero. Ainda falo de quem será os gols. Drogba e Gervinho.

Já o Brasil vencerá a coréia do Norte por 3 a 0. Gols de Luís Fabiano, Robinho e Kaká. Me cobre depois.

Escuta Professor:

Marcelo Lippi é técnico campeão do mundo com a Itália em 2006. E Lippi é um verdadeiro gato mestre. Não levou Totti e escala o time italiano com Gilardino e Iaquinta deixando Di Natali no banco. Marchisio não deve ser titular no lugar de Camoranesi. Coisa de gato mestre.

E no Paraguai o senhor Martino coloca Roque Santa Cruz no banco. Vai entender...

Holanda: perigosa mais ainda não brilhante


A Holanda venceu a Dinamarca por dois a zero. Sem o futebol brilhante, sem a marcação sobre pressão e sem Robben. Com Sneijder, Kuit e Van der Vaart apagados contra uma seleção de marcação eficiente com duas linhas de quatro. Van Persie solitário no ataque holandês pouco fez.

O gol contra de Agger no começo do 2º tempo, fez a Dinamarca partir para o ataque. O que abriu o jogo. A boa entrada de Elia também ajudou a definir o placar. A Holanda irá enfrentar duas defesas mais fracas agora. O que pode ajudar a acertar seu ataque.

E esperar que Robben se recupere para os confrontos decisivos. E com ele em campo e Robben melhorando suas atuações, a laranja mecânica tem tudo para chegar à semifinal pelo menos.

O palpiteiro:

É caixa: Holanda 2 x 0 Dinamarca.

Galvão: o que eles jogam é futebol, e dos melhores.


A seleção alemã entrou em campo sob desconfiança da mídia mundial. Também pudera sem Ballack – o capitão e líder – mais dois jogadores cortados por lesão e um suicídio nada parece ir a favor da esquadra alemã.

Mas, Joachim Löw montou um time rápido e habilidoso do meio para frente. Com Podolski recuado como meia, Schweinsteiger recuado como volante a Alemanha ganha qualidade nos passes. Klose no ataque é certeza de gols. A entrada de Ozil acrescentou ao time alemão habilidade e velocidade. A falta de Ballack foi substancial.

Os quatro a zero na Austrália é a mostra deste novo futebol alemão. Futebol multinacional, com três Poloneses, um brasileiro e um iugoslavo naturalizados no elenco. E todos jogam no ataque. Será que não tem atacante na Alemanha.

A Alemanha jogou até então o futebol mais vistoso e eficiente da Copa-2010. Calando a boca de alguns, como o Galvão Bueno. Que sempre que pode profere a frase: “eles jogam algo que não é, mais que se parece futebol”. É Galvão, eles jogam futebol, sim. E com muita classe além de serem – como sempre- competitivos. E neste ano Joachim Löw colocou o jovem time alemão para jogar para o ataque. O que é melhor para os espectadores de todo mundo.

Bom Galvão, o que falar da Alemanha agora. Acredita ainda que eles não joguem futebol? Saía do trono e veja as coisas com um pouco mais de imparcialidade. Como jornalista seria ótimo. Há aprender os nomes dos jogadores antes dos jogos (por mais difícil que sejam) também seria bom. E palpite de menos também... Ou melhor, Galvão faz um favor... Se aposenta.

O palpiteiro:

Acreditava na vitória alemã e de forma fácil, um 3 a 1. Mas, nunca de forma tão fácil. Foi 4 a 0 fora a posse de bola.

Não pude ver Gana e Sérvia nem o magnífico Argélia e Eslovênia por motivos pessoais. Mais acertei o placar de Eslovênia 1, Argélia 0. E esperava mais da Sérvia. E sabia que Gana tem um time competitivo com a defesa fraca. Por isso apostava no dois a dois. Foi um a zero para Gana, e o gol foi de pênalti.

A Eslovênia fez seus únicos três pontos nesta Copa, enquanto, a Argélia é apenas um saco de pancadas. Se não for goleada já estará no lucro.

sábado, 12 de junho de 2010

o palpiteiro:


13/06:
Argélia 0 x 1 Eslovênia
Sérvia 2 x 2 Gana
Alemanha 3 x 1 Austrália

God save our target



O jogo entre Inglaterra e EUA era considerado um jogo de risco. Não pelo futebol e sim por questão políticas envolvendo os dois países. Mas, o único ato de terrorismo foi do goleirão inglês.

O jogo prometia. Do lado inglês alguns dos jogadores considerados os melhores do mundo em suas posições, vide: Rooney (ataque); A. Cole (lateral esquerdo); Gerrard e Lampard (volantes). Além de contar com Terry na zaga e os jovens e promissores Lennon e Jonhson. Mas, sentindo a falta de Rio Ferdinand e Beckham.

O time americano, vice-campeão da Copa das confederações no ano passado, tenta mais um passo na consolidação do seu futebol, ou “soccer” para eles. Com uma defesa bem postada e contra-ataques rápidos de Dempsey e Donovan.

Gerrard, agora capitão da esquadra inglesa, fez um à zero antes dos quatro minutos de jogo. Depois de ótima troca de passes. Depois disso a Inglaterra foi superior em todo o jogo. Os EUA só levavam perigo em poucos contra-ataques. Mesmo com o time inglês contando na zaga com King e depois com Carragher. As chances desperdiçadas pela Inglaterra – em especial Heskey – consagraram o goleiro americano Howard. Ponto também para o bom zagueiro Onyewu, que joga no Milan. Rooney fez uma partida apagada.

O empate veio de um chute despretensioso de Dempsey, aos 40 minutos do 1º tempo. Green, goleiro do pequeno West Ham, tomou um frango histórico e fatal. O único ato terrorista no jogo, pelo menos para os ingleses. Este é um problema para o técnico do English Team, Fábio Capello. Green não passa confiança e na reserva James é conhecido como “calamidade”. Sem Ferdinand a zaga vira um ponto fraco para os discípulos da Rainha.

A Inglaterra teve seu jogo mais difícil até as semifinais. Isso lógico se jogar o que pode e “Deus salvar a meta inglesa”. Já que com os goleiros não se pode contar.

O palpiteiro:

Com o empate entre Inglaterra e EUA erro mais um palpite. Ficando três a dois para mim. Até agora.

Enfim um jogo que valeu apena ver


Argentina e Nigéria entraram em campo com o compromisso de fazer um bom jogo. Porque até então três jogos e nada de espetacular. Coisa ruim para os fãs de futebol, principalmente em uma Copa do Mundo.

O jogo começou eletrizante, com a Argentina partindo atrás do gol desde o primeiro minuto. Com um time super ofensivo, com Mascherano como protetor solitário da defesa para que Verón, Di Maria, Messi, Tevez e Higuaín fossem atrás do gol. E ele veio em uma jogada ensaiada no escanteio, gol de Heinze.

A Nigéria joga no velho estilo africano. Habilidade e velocidade no contra-ataque. Teve algumas chances desperdiçadas pelos atacantes. Normal para um time africano.

Maradona tem um problema, causado pelo próprio ao não levar Zanetti, a zaga. Samuel é o único que merece confiança. Heinze pelo lado esquerdo é lento demais. E o lado direito com Demichelis e Gutierrez virou uma avenida para os atacantes nigerianos. Contra um adversário mais forte pode ser fatal.

Mascherano sozinho na proteção não consegue fechar todos os buracos deixados pelos companheiros. E Tevez e Di Maria não foram o que se espera no ataque e também não ajudaram a fechar na defesa. Na verdade a Argentina jogou com dez porque Di Maria não jogou.

Messi... Este mostrou porque Maradona acredita que seja sua Copa. Correu, passou, fechou espaços e consagrou o goleiro nigeriano Enyeama. Messi obrigou o goleiro a três grandes defesas com seu chute característico colocado no canto da trave. Messi foi o Messi do Barcelona, ou melhor, o que se espera dele. Mesmo marcado de perto. Faltou apenas alguém que se aproximasse mais dele como faz Xavi no Barça.

Maradona achou o time. Um pouco tarde? Veremos. E Higuaín não merece ser titular no lugar de Milito. A estréia pesou nos dois times. E a Nigéria mostrou que pode passar para as oitavas. E a argentina e Messi iram crescer muito durante copa. Os hermanos prometem...

O palpiteiro:

Acertei novamente o resultado, mas, não o placar. Vitória da Argentina 1 a 0. E da Coréia 2 a 0.
E falando neste jogo... Que chato. A Grécia é horrível, será o saco de pancadas do grupo. Já a Nigéria disputará com a Coréia do Sul a segunda vaga. Com favoritismo da Nigéria.


Escuta professor:

Professor Lagerback escute:
A Nigéria tem Obinna. Não o Obina, anjo negro da torcida do Flamengo e do Atlético-MG. Infelizmente. É o Obinna com dois n’s. Mas ele foi sacado injustamente no começo do segundo tempo. Com ele a Nigéria teria vencido. Por quê? Porque Obinna (qualquer um) é melhor que Eto’o. Vê se entende professor.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

palpiteiro jogos de 12/06

Córeia do Sul 1 x 0 Grécia
Argentina 2 x 0 Nigéria
Inglaterra 3 x 2 EUA

Muito nome pouco futebol


França e Uruguai chegaram a Copa-10 por vias intermediarias. São dois campeões mundiais sem brilho. A França tem jogadores respeitados mundialmente, mas, não é um time. E seu técnico – o “estrategista” Domenech – é horrível. Até que tenta colocar a França para frente. E vontade não falta aparentemente para ele. Só que Ribéry aberto pela esquerda mata as subidas de Evra, Henry no banco para Anelka é daquelas coisas que só alguém como Domenech entende. E Benzema ficar fora para Cissé. Assim França não vai chegar a lugar nenhum assim.

O Uruguai tem uma boa defesa e Forlán no ataque... E um Forlán sozinho não faz verão, quer dizer, leva time para outra fase.

O palpiteiro:

Tinha marcado um a um. E esperava um jogo como foi chato e mascado, muitas faltas (o que nem foi tanto) e passes errados. Errei no placar mais acertei o resultado. Ganhei um ponto vai.

PS: a França e um sentimento de déjà vu... Copa-02... Será?

O peso da estréia


Uma copa histórica antes de a bola rolar, a esperança de uma multidão e um time querendo mostrar sua qualidade. Essas são os componentes do primeiro jogo da copa de 2010.


No primeiro tempo o México pecou por querer mostrar toda sua técnica. Passes de mais e chutes de menos. O bom ataque formado pelo “quase” brasileiro Giovanni, Vela e Franco foi inexpressível. E a zaga se mostrou lenta e sem proteção para os contra-ataques adversários. E mais uma vez o México leva para uma copa um goleiro pequeno e fanfarrão. Ponto fraco que poderá por a vaga nas oitavas em cheque.

Meio Joel meio Parreira

Os bafanas bafanas começaram o jogo com todo o peso de ser um time limitado que leva o País nas costas. E os quinze minutos iniciais de pressão mexicana foi assustador para os torcedores sul-africanos. O tempo passa e o time mostra seu futebol globalizado. A super-retranca de contar-ataques rápidos de Joel Santana foi trocada pelas duas linhas de quatro e posse de bola de Parreira. Não foi uma coisa nem outra. Quando jogaram na forma despretensiosa e veloz costumeiras do futebol africano os Bafanas acertaram. Gol de Tshabalala. Depois ótima troca de passes do time sul-africano.


Mais se quiser ir adiante a África do Sul tem que morder mais e voltar a jogar um pouco mais como os africanos. Ataque rápido e habilidade na ponta dos pés. A defesa é fraca e Parreira parece saber disso, por isso o jogo em linha. Mais sem atacar não se pode vencer. E em linha uma hora um zagueiro erra e cai por água abaixo todo o jogo. Que o diga Rafa Marquez.

Ao México fica a lição de ser mais incisivo para chegar onde (e pode) se quer. Pelo menos quartas de final. Aos Bafanas Bafanas que não devem ter medo de ninguém... E o apoio da torcida só será proveitoso quando pressionarem os adversários.

O palpiteiro:

Como um verdadeiro gato mestre... Errei o primeiro palpite. Acreditava na superioridade mexicana. Mas, o México como qualquer time favorito acreditava que venceria na hora que quisesse. Um erro, como sempre, e só começou a jogar mais em favor do gol depois de levar um. Passes demais sem chutes bem direcionados não mostram a qualidade de um time. Rafa Marquez, do Barcelona, deveria ensinar isso aos seus amigos.

É o peso da estréia que nos dois lados que fez o jogo terminar empatado. Estréia de vários jogadores em uma Copa, responsabilidade de levar os sentimentos de um País, o famoso medo de perder. É famoso peso de uma Copa do Mundo... Ainda acredito na classificação do México. Apesar dos pesares.


Palpite para França e Uruguai... Um a um.